Tudo que você precisa saber antes de ter um Bulldog Francês!

Antes de escolhermos o Ozzy pra ser nosso filhote pesquisamos bastante sobre como é ter um cachorro, o que teríamos que gastar e os cuidados que teríamos que ter pra ele ficar sempre saudável e feliz, e é claro se teríamos responsabilidade e disponibilidade bastante pra isso.

No inicio nosso cachorrinho seria uma maltês branquinha chamada Lilly, e acabamos escolhendo um Bulldog Francês macho e desengonçado #Coisasdavida. A nossa escolha por essa raça se deu pelo fato de ele ser um cão bem aconselhável para apartamento, por não latir e por não precisar de muita atividade física. Apesar de ter rolado muita pesquisa, desde que ele chegou aqui em casa, estamos descobrindo muitas coisas do universo “Bulldoguês”.

Vou citar aqui algumas coisas bem relevantes sobre a raça, de acordo com nossas descobertas:

Tem bastante energia

Eu sei que citei ali acima que eles são cachorros que não necessitam de muita atividade física, mas acho que isso é quando eles passam do primeiro ano de vida! O Ozzy é praticamente um monstro da Tasmânia kkk Nas duas primeiras semanas que ficamos com ele em casa, estávamos parecendo pais de recém-nascido… exaustos! Ele corre muito, morde muito e brinca muito! Então já pode se preparar fisicamente pra deixar seu filhote bem feliz!

Gostam de destruir

Por ele ser muito ativo e ter uma mordida em potencial, tem que ficar de olho. Tudo que for cantinho ele vai morder, o cantinho do sofá, do rack, da mesa, onde a boca dele alcançar vai ser mordido caso ele fique entediado. Nossa solução foi comprar um produto para repelir o animal, ele tem um cheiro desagradável ao olfato e um gostinho amargo. Tem dado super certo! Brinquedos ajudam muito, principalmente os que tem desafio de petisco, como essa banana da ZeeDog que ele amou! É importante educar seu bichinho antes que ele fique grande, senão Bye Bye Móveis!

Não gostam de colo

Não sei se todos os Frenchs são assim, mas o Ozzy detesta ficar no colo, ele fica se debatendo pra descer, ai já viu né, tem que por no chão! Sem contar que ele tem dois meses e já pesa mais de 3Kg, quando adulto pode chegar a 14Kg, ou seja, não é um cachorro de colo! Mas adora ficar no colo quando estamos sentados no sofá e sempre está pertinho.

Delicadeza passa longe

Estabanado é o sobrenome dele, já o vi bater a cabeça muitas vezes rs Corre sem pensar em nada, e as vezes não consegue frear antes de chegar na parede! Quando pedimos beijos ele vem, mas dispensa cerimonia!  É bom tomar cuidado com crianças ou idosos, porque ele pode derruba-los.

Gritam

Lá no comecinho do texto eu falei também que eles não latem né?! Mas esqueci de citar os gritos kkk Quando ficam sozinhos, querem passar pra algum cômodo da casa, ou subir no sofá emitem um som bem fino, bem próximo a um grito! Eu particularmente acho engraçadíssimo, e ele faz de vez em nunca! 

São peidões

Genteee, é impossível descrever kkkk Só sentindo pra saber como é o pum de um French! Mas não se preocupe, se escolher ter um French na sua vida, vai ter muitas oportunidades de saber como é! Não acontecem raramente, acontecem nas piores horas e nos piores lugares, abrir a janela do carro pra respirar vai virar rotina pra você!

Chamam muita atenção na rua

O Ozzy ainda não pode passear, mas no dia que foi no Petz tomar vacina, foi extremamente assediado rs As pessoas adoram parar pra fazer carinho, e perguntam quase tudo sobre a raça! Isso pode ser ruim pra pessoas que não gostam muito de conversar com estranhos, mas pra gente falar de cachorro é sempre bom!

Não são atletas

Ok que eles são bem ativos quando filhotes, mas eles cansam bem rápido, se você acha que vai pegar seu pet pra correr junto com você no parque naquele dia de sol, esqueça!  Por serem braquicefálicos  tem dificuldade de dissipar calor, o que pode levar até ao óbito do bichinho, então não arrisque!

As vezes esquecem o lugar certo de fazer suas necessidades

Quando nosso pequeno chegou, já fizemos todo o ritual de leva-lo onde queríamos que fosse o banheiro dele, e deu super certo! Por alguns dias né?!! Até ele descobrir aquele tapete fofinho que temos na sala! Mas depois que liberamos a varanda pra ele, as coisas melhoraram!

Eles roncam

Por enquanto Ozzy só dá uma bufadinhas, mas quando adultos chamam a atenção por seus roncos altos e ininterruptos, se você tem o sono leve, escolha outro pet pra chamar de seu!

Se prepare para gastar

Além de ter um custo não muito acessível, existem outros gastos! A ração é própria para a raça, devido aos problemas gastrointestinais que podem aparecer, e pra nossa sorte o Brasil é pais onde o preço da ração é mais caro! Vlw D.R.! E nem pense em dar uma ração inferior, isso pode ser um veneno pro seu pet, podem desenvolver desde problemas de pele a estruturais.  E para evitar que seus moveis sejam destruídos, comprar brinquedos é essencial, os custo variam de R$10,00 e R$90,00 por brinquedo, e não achem que um brinquedo só vai servir, eles perdem o interesse bem rápido! 

 Cuidados higiênicos 

Limpar as orelhinhas e dar banho é a parte mais fácil de ter um French, por terem pelagem curta só necessitam de banho a cada 15 dias! Lenços umedecidos funcionam muito bem na hora da limpeza!

São feitos para ficar dentro de casa

Nada de deixar seu cãozinho no quintal, pois são cães de companhia e precisam ficar perto dos donos para que desenvolvam um bom convívio social! Além de não terem a capacidade de regular a temperatura corporal o que pode deixa-los doentes!

 

Nesse tempo que o Ozzy entrou pra nossa família, aprendemos a conviver com puns, pelos, lambidas, espirros na cara, mordidinhas, muita baba, dormir com um pet folgado por perto e ficar correndo atrás dele pela casa toda hora! E tudo isso vale infinitamente a pena, ele é tão amoroso, tão fofinho que não sabemos mais viver sem ele! Somo oficialmente malucos por Bulldogs! \o/ e se você está pensando em ter um desses em casa, vá fundo, tenho certeza que não vai se arrepender!

11232904_856068987818042_8916399400809129907_n

Beijinhos!

Jonathan, Ana & Ozzy!

separador de linhas

 

Revirando a Rotina

3 Comments

  1. Nossa adorei a matéria, meu Thor vai completar 3 meses e ele é tudo isso que você descreveu, um amor de pessoa e um terrorista que só!! Uma duvida, qual foi o spray que vocês utilizaram para repelir que ele mordesse os móveis da casa?? Obrigada!!!!!

    • Olá Carina!! Ficamos muito felizes que tenha gostado, é sempre um prazer falar desse gordinho! Nós compramos o spray no Petz (antigo Pet Center Marginal), compramos o “Adestramento em casa da marca Pet Minato (Evita a destruição de objetos)”. É só borrifar uma vez ao dia ou após a limpeza da casa, é Pá Pum! Com o tempo você vai diminuindo as espirradas. Mas evite que ele esteja por perto na hora que você for espirrar o produto, porque o cheiro sobe na hora e incomoda um pouco eles. Espero ter ajudado! Beijos! :*

Deixe sua opinião, vou adorar ler :)