Itens básicos para uma cozinha funcional

spoonO fato é que assim que nos mudamos, não fazíamos a menor ideia do que precisaríamos para ter uma cozinha funcional, além dos eletrodomésticos, compramos os itens mais básicos como panelas, pratos e talheres, mas com o passar do tempo e a maior frequência na cozinha, sentimos falta de uma infinidade de coisas.

Se você ainda não se mudou, tenha como prioridade juntar uma grana extra pra esse cantinho da casa, porque é sem dúvida, o lugar que mais vai demandar investimento em pequenos itens. Tem coisinhas demais que de início achamos indispensáveis, mas fica só no achismo mesmo, porque cada item vai ajudar (e muito) na hora de cozinhar.

Algumas marcas investem, em produtos com design diferente, que acabam se tornando sonho de consumo para muita dona de casa J Então, já dá pra juntar o útil ao agradável, escolhendo itens que além de ajudar vão dar um charme a mais na sua cozinha. Vou pular a parte de geladeira, fogão, micro-ondas, porque já falei um pouco nesse post aqui e ir direto pros itens menores.

Selecionei alguns aqui:

1º Jogo de panelas e panela de pressão

Esse é o item primordial, sem ele a gente não consegue fazer aqueles pratos divinos que vemos na TV né?! Mesmo que você não goste de cozinhar, pelo menos uma vez na vida vai ter que usar as panelinhas. Kit básico: 2 panelas simples de cabo único com tampa, 1 frigideira, 1 leiteira e 1 caçarola de duas alças. Panela de pressão: verifique a litragem da panela, a minha é de 5L o que atende muito bem a necessidade de duas pessoas.

2º Utensílios para cozinhar e servir

Dê preferencia a barra de alumínio, na hora de cozinhar é bom ter esse tipo de apetrecho de fácil acesso, e ficar abrindo gaveta pra pegar só dificulta. Além desses, recomendo os de silicone, principalmente o pão duro, que serve muito bem pra fazer brigadeiro.

3º Pratos:

Itens fáceis de limpar e que não sejam frágeis demais, são a melhor escolha, e quanto mais clean for o design mais fácil vai ser a reposição das peças caso necessite. Seu aparelho de jantar básico deve conter pratos rasos e pratos fundos. Alguns kits são mais completos e já vem com pratos de pão, pratos para salada e sobremesas, sopeira e travessas e taças para caldos, mas esses costumam ser bem mais caros que a primeira opção.

4ºCopos

Xii! Aqui a variedade é imensa, tem copo pra todo tipo de coisa. Mas optei por três opções: copos para o dia-a-dia, copos mais bonitinhos pra visitas e copos para cerveja. Nessa categoria é bom incluir duas canecas de porcelana, e xicaras para café.

5º Vasilhas de plástico

Item super útil no dia a dia, daqueles que não dá pra viver sem mesmo!

Práticos, baratos e podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, mas muito cuidado com a qualidade do material, pode causar sérios danos a saúde, dê preferencia aos produtos sem BPA.

6ºMutiprocessador

A melhor invenção do mundo! O nosso é da Philips, e substitui vários itens de uma vez só, tem 28 funções (entre elas bater clara em neve, ralar, moer grãos e até descascar batatas) Se eu começar a falar dele aqui vai preencher o post inteirinho, porque é meu xodó na cozinha. Prometo fazer um post só disso depois.

7ºPanos de prato

Aqui em casa tenho três tipos de pano, uma tipo para secar louça, outro pra secar mãos e um para secar a pia 🙂

 

Ufa! Parece bastante coisa né!

Não é querendo desanimar ninguém, mas essa listinha ai de cima é o básico do básico, ainda tem uma lista gigante de coisas pra cozinha, mas que pode ser comprada aos poucos, e não pesar tanto no bolso de uma vez só.

 

Revirando a Rotina

Deixe sua opinião, vou adorar ler :)