Organize o armário da cozinha em 10 passos

leroy-merlinDepois de bastante tempo temos um armário de cozinha pra chamar de nosso! \o/ Demoramos muito tempo pra comprar, porque acabamos dando prioridade pra um montão de coisas e sempre nos viramos bem sem ele. Mas agora vamos ter onde guardar todas as coisinhas da cozinha, e consequentemente vou poder começar a comprar o que falta!

Ainda não fizemos a instalação, então fotos dele só depois. Mas já fiz muitas pesquisas de como deixar o armário organizado, pra saber onde estão todas as coisinhas e facilitar a vida na hora de cozinhar! \o/

Vem conferir!

 

1.Conheça o espaço.

Fica mais fácil organizar se o armário estiver vazio, retire tudo e deixe separado em categorias. Veja o espaço que tem de armário pra guardar tudo sem que nada fique caindo quando você abrir as portas.

2. Não acumule.

Se você tem itens que realmente não fazem parte do seu dia a dia na cozinha, doe. Nada de ficar guardando 10 copos de plástico velhos, ou eletros quebrados que você prometeu mandar consertar a dois anos atrás e ainda estão lá.

3. Limpe tudo.

Passe um pano limpo em todo o armário e limpe todos os cantos. Costumo usar sabão de coco e uma esponja que não risca, fica super limpo! Depois passo lustra móveis pra dar um cheirinho bom.

4. Forre.

Pode parecer cafona, mas colocar um papel para proteger ajuda a manter a madeira sem riscos e facilita caso caia algo e você tenha que limpar. Use E.V.A ou papel de presente.

5. Coloque sachês de cheiro.

Pode ser a fragrância que mais gosta, lavanda, sândalo ou talco o que vale é deixar um cheirinho agradável quando abrir as portas. Normalmente são vendidas em feirinha de artesanatos e custam em média 2 reais a trouxinha, precisam ser trocadas a cada 2 meses.

6. Utilize itens de organização.

Prateleiras de inox para pratos, divisória para gavetas ou cestinhos vão colaborar na hora de deixar tudo no lugar. Inclusive garanta alguns pregadores ou seladores de pacotes, pra deixar tudo fechado e evitar que os produtos estraguem ou atraiam bichinhos.

7. Organize de acordo com o uso.

Deixe as prateleiras de cima ou do fundo, para objetos que você usa com menos frequência. E deixe as partes mais acessíveis para objetos que você utiliza diariamente. Guarda as panelas e temperos próximos ao fogão e Tupperwares ao lado da geladeira.  Aprendi a colocar ganchinhos na porta do armário da pia para encaixar as tampas das panelas, é fácil de fazer e super útil.

8. Balcão principal.

Deixe os eletrodomésticos que utiliza com mais frequencia. No nosso caso é o multiprocessador (queridíssimo por aqui). Deixar ali uma bandeja para o café da manhã ou alguns potes de doces é tudo de bom também!

9. Alimentos.

Sempre deixe as comidinhas longe de louças e afins. Não vai ser nada legal se aquele pacotinho de farinha de trigo estourar em cima do seu liquidificador né? Certifique-se que está tudo bem fechado e cheque sempre o prazo de validade.

10. Mantenha.

Verifique de tempos em tempos o que está fora do lugar e já arrume. É melhor do que deixar tudo bagunçar, porque ninguém quer voltar pra etapa 1 e começar tuuudo de novo tão rápido. O correto é dar uma super geral nos seus armários a cada 6 meses, no intervalo disso é só manter que fica tudo certo!

 

Não vejo a hora de instalar o nosso armário pra eu poder colocar todas essas dicas em prática! \o/

 

 

 

Revirando a Rotina

Deixe sua opinião, vou adorar ler :)